VOCÊ SABE COMO USAR AS REDES SOCIAIS PARA VENDER ?

Se a resposta for sim ou não, as dicas abaixo servirão para te ajudar a aprimorar as suas técnicas de vendas usando as redes sociais ao seu favor durante a quarentena.

As redes sociais assumiram um papel bem importante na nossa sociedade com o poder de conectar e interagir pessoas a marcas, por isso você, que é vendedor, não pode perder a oportunidade de divulgar o seu negócio pelas diferentes redes sociais.

E que tal garantir aquela renda extra utilizando as redes sociais para divulgar o seu negócio? E antes de começar, independente de qual rede você comece a vender, lembre-se:

  • Conheça o seu público;
  • Defina objetivos e metas;
  • Conheça os seus concorrentes e outras páginas de interesse;
  • Faça um planejamento do que postar;
  • Crie conteúdo relevante;
  • Tenha ritmo e periodicidade;
  • Estabeleça um relacionamento com o seu público;
  • Desenvolva ações criativas para vender o seu produto ou serviço.

Agora que você já tem a base para vender, que tal conhecer como cada plataforma pode te ajudar ou ser a  vitrine do seu negócio.

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do Brasil, com mais de 130 milhões de usuários, o que representa muitos clientes em potencial para o seu pequeno negócio.

Os usuários, em sua maioria, são do sexo feminino com 54%, contra os 46% do sexo masculino. Além disso, a rede social suporta vários tipos de mídia como fotos, vídeos e GIFs, permitindo uma comunicação mais bem trabalhada com o público.

A plataforma oferece diversos recursos voltados para vender produtos ou serviços, como a criação de uma página e, dentro dela, você – empreendedor – pode criar a sua loja virtual. Ou seja, o Facebook é bem diversificado e pode trazer ótimos resultados para qualquer tipo de negócio.

Com o Facebook, você consegue vender o seu produto ou serviço e ainda divulgar o lançamento, entregar conteúdo para o seu público e abrir um canal de suporte para os clientes.

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais está em expansão. Dinâmico e muito visual, ele permite que seus clientes vejam seus produtos ou serviços quase  em tempo real.

Antes, você só conseguia compartilhar as imagens, mas agora você, que é vendedor, pode usar o Instagram como  vitrine e também como loja on-line. O seu perfil deve conter as preferências do seu público baseado no seu produto ou serviço, e certifique-se de que a plataforma vai além de fotos dos produtos ou serviços, tenha imagens ou vídeos que também contextualizem os benefícios deles.

E aproveite o recurso dos Stories, pode ser um grande destaque para abordagens de destaque como mostrar fazer um lançamento, anunciar a chegada de um produto , comunicar novidades e afins.

YouTube

Se você quer investir numa plataforma de vídeos, o YouTube é uma rede social de vídeos que conta com mais de 1 bilhão de usuários cadastrados. Muita gente utiliza a plataforma para buscar diversos assuntos e pode ser que o seu produto ou serviço se encaixe.

Como vocês sabem, o foco do YouTube está apenas em vídeos, o formato é fácil de consumir e atrai bastante a atenção das pessoas, se você tiver um conteúdo relevante. Com um canal ativo, é possível divulgar seu negócio e se tornar referência no seu nicho, já que você pode explorar vídeos que passem informações, tutoriais, produtos diferenciados, discussões, histórico da empresa, depoimentos de clientes e ainda  estimular o seu cliente ao “Faça você mesmo”.

Twitter

O Twitter também pode ser um importante canal de vendas com  publicações de apenas 140 caracteres.  Pode ser uma ferramenta para garantir que você tenha uma interação rápida e direta com os usuários. E também divulgar promoções e novidades da sua loja de maneira objetiva.

A plataforma, além dos tuítes, também permite que você publique fotos, vídeos, GIFs e até mesmo links para páginas externas, ou seja, você pode levar o seu potencial cliente para outros canais de comunicação ou para o seu site, caso tenha um.

Lembrando, o Twitter é recomendável para empresas que tenham a possibilidade de atualizar constantemente sua conta, pois com a quantidade de marcas e outras empresas que seus seguidores tenham, é capaz que seus tuítes se percam no Feed e eles não consigam visualizar.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social que, além de compartilhamento de imagens e referências, tem os pins, como são chamados na rede, que se tornam mecanismos de buscas no Google. Pode ser uma boa fonte de tráfego para levar a algum outro canal de sua preferência.

Você, que é empreendedor, pode aproveitar para compartilhar posts, conteúdos explicativos e informações. Sem contar que com ele você consegue inserir links, o que permite você direcionar o seu potencial cliente para outras páginas do seu negócio, como uma das outras redes já citadas.

WhatsApp

Você pode até estar acostumado com o WhatsApp como um aplicativo para troca de mensagens, mas ele tem potencial para o mercado de vendas.

O aplicativo que tem sua versão business, garante uma troca mais fácil entre você e o seu cliente por meio de mensagens instantâneas, tanto para tirar dúvidas quanto para  fazer pedidos. E mais, você consegue configurar horário de atendimento e também mensagens automáticas. É uma boa opção para gerar credibilidade com o seu cliente.

O WhatsApp tem alguns recursos como lista de transmissão e grupos, que permitem  que você envie uma mensagem sobre o seu produto ou serviço enviados de uma única vez para todos que estão ali presentes na lista ou no grupo.

Já sabemos que dá para usar as redes sociais para vender durante a quarentena, não é, autônomo? Elas podem se tornar grandes vitrines dos nossos produtos ou serviços gerando engajamento, tráfego e, principalmente, na hora de efetivar a venda.

Não existe regra do sucesso para vender na internet, você deve analisar o seu negócio e entender qual rede ou quais delas podem ser um bom conjunto para divulgar o seu negócio.

Esperamos que essas orientações tenham inspirado você a continuar empreendendo e investindo no seu negócio mesmo durante a quarentena. Conta para a gente o que achou ou deixe sugestões aqui nos comentários.